'Todo mundo passou como se ele não fosse nada' diz filho de idoso que caiu na rua e morreu atropelado em Curitiba
01/10/2024
Imagens mostram Edmundo Goralewski, de 89 anos, caindo na rua. Segundo família, ele passou mal. Polícia tenta localizar o motorista do carro. Certidão de óbito indica que o idoso morreu por 'lesões cranioencefálicas, ação contundente e atropelamento'. Idoso passa mal, cai no meio da rua e é atropelado em Curitiba
Percy Goralewski, filho do idoso Edmundo Goralewski, de 89 anos, que morreu após passar mal, cair na rua e ser atropelado por um carro em Curitiba, pede para que o motorista se apresente à polícia.
"Todo mundo passou por ele como se ele não fosse absolutamente nada [...] Essa pessoa tirou nosso bem mais precioso, que é o meu pai. Ele não vai voltar, mas que essa pessoa faça uma reflexão, se apresente, responda o processo dentro da lei", disse.
O caso aconteceu na noite de sábado (28). Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que ele passa mal, se desequilibra, e cai em uma das pistas da Rua Ubaldino do Amaral. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Goralewski permanece caído enquanto diversos veículos passam pelo local, desviam do corpo dele e continuam trafegando pela via.
Nas imagens, é possível ver que após dois minutos, às 23h11, um automóvel de cor preta atropela a vítima e segue pela via.
Um minuto depois, o motorista de outro veículo para próximo ao corpo e liga o pisca alerta.
"Todo mundo viu. Ninguém parou. Se qualquer pessoa parasse na faixa ali com o seu veículo, colocasse o pisca alerta, fosse ver se estava com pulso, chamar a ambulância, alguma coisa, hoje ele poderia estar internado num hospital, se recuperando de um desmaio, de um mal súbito", falou Percy.
Segundo a certidão de óbito, a morte de Goralewski foi causada por "lesões cranioencefálicas, ação contundente e atropelamento". Ele deixa a esposa e dois filhos.
Até a última atualização desta reportagem, o motorista não havia se apresentado à polícia.
LEIA TAMBÉM:
Bebê reborn: Entenda como são feitas bonecas 'realistas' que suspeitos levaram de loja em Curitiba
Eleições: Paraná tem 170 locais de votação alterados; veja quais
Final Feliz: Vigilante adota cachorro que há meses esperava por dono que morreu em hospital de Maringá
Edmundo Goralewski, de 89 anos, passou mal, caiu no meio da rua e morreu após ser atropelado em Curitiba
Reprodução/Redes Sociais
O delegado da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) responsável pelo caso, Edgar Santana, disse que espera que o condutor do carro se apresente nas próximas horas na unidade policial para prestar os devidos esclarecimentos.
"Caso contrário, a polícia civil adotará as providências pertinentes", falou.
O delegado explicou que, inicialmente, o inquérito policial foi instaurado por homicídio culposo – quando não há a intenção de matar – com agravante de omissão de socorro.
O somatório das penas, conforme a investigação, pode chegar até seis anos de detenção e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.
"Já conseguimos imagens complementares além daquelas que estão sendo divulgadas. Essas imagens estão contribuindo para que a gente chegue o quanto antes a identificação do autor. Primeiro pra dar uma resposta para a família, nesse momento de sofrimento, e segundo, que não gere sensação de impunidade", finalizou.
Idoso permaneceu caído na via por dois minutos e então foi atropelado por um veículo de cor preta.
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.